Gravação

Gravação

Uma das maiores dificuldades que um grupo tem ao começar neste mundo é gravar um disco com boa qualidade. É importante não gravar as canções com um simples microfone de ambiente. Trata-se de conseguir uma certa qualidade. O ideal é contar com um estúdio de gravação. Se não temos essa possibilidade, podemos gravá-lo de forma caseira, ou aproveitando uma apresentação.

Porém, aqui não existe o conceito da demo, isto é, um disco gravado e distribuído como passo anterior a uma possível gravação com uma gravadora, o que gravemos, para o bem ou para o mal, será nosso primeiro disco. Consideremos as diferentes possibilidades

Estúdio de gravação. Frequentemente, nos estúdios de gravação, podemos encontrar novamente a SGAE. Não é frequente que em um estúdio sejam gravadas canções não registradas na SGAE. Por isso, é usual que nos peçam o pagamente à sociedade de gestão. Temos que explicar que nossas canções não são geridas pela SGAE. Se sabemos explicar bem, e sempre de acordo com o estúdio, talvez baste com que você assine um papel assegurando que as canções são inéditas e que não estão registradas nem vão ser registradas na SGAE. Se estúdio de gravação não permitir, o melhor é perguntar a outros grupos de música livre que encontraram estúdios em que essa possibilidade é permitida.

Gravação caseira. Com um computador pessoal, podemos fazer uma gravação bastante decente conectando os instrumentos à placa de som. Naturalmente, o ideal é fazê-lo como em um estúdio, gravar separadamente guitarras, vozes, bateria etc. e depois mixar com um editor de áudio. O elo essencial geralmente é os microfones ou a placa de som. Se conseguimos gravar as faixas com boa qualidade, os resultados podem ser espetaculares (sempre e quando vocês forem bons músicos, claro)

Gravação ao vivo. Se os meios adequados para gravar não existem, uma possibilidade é aproveitar uma apresentação na qual contemos com uma boa equipe de apoio. Qualquer equipe de apoio que encontremos tem a possibilidade de gravar o mesmo que sai pelos amplificadores, temos somente de conectar uma saída da mesa de som a algum dispositivo de gravação. Podemos gravá-lo em um minidisc, em uma fita cassete ou em algo de maior qualidade. Em todo caso, o que devemos aproveitar é gravar uma boa equipe, podemos gravar várias apresentações e depois escolher quais canções de cada apresentação usaremos.

Quando digitalizamos nosso trabalho, o normal é gravá-lo em um CD-A e a partir daí tiraremos os arquivos para distribuí-los na internet, os famosos mp3’s e os não tão famosos ogg (de maior qualidade e com melhores possibilidades).

Mesmo que a música seja na maior parte distribuída em mp3 na internet, o formato ogg é cada vez mais usado, já que, além de proporcionar melhor qualidade de som, permite-nos outras opções.

Em primeiro lugar, devemos saber que podemos comprimir o arquivo em qualidades diferentes e que não devemos escolher a menor, mas sim a que nos oferece maior qualidade. Isso é selecionado de acordo com a taxa de bits. Os mp3 são geralmente comprimidos em 128 ou 192 kbps, mesmo que 192 seja preferível para uma melhor qualidade.

Além disso, deve-se ter em conta as tags. Uma vez que tenhamos o arquivo, podemos, e isso é muito importante, incluir dados como o nome do autor, o nome da canção, de que álbum faz parte, que ordem ocupa dentro do disco, ano etc., dentro do arquivo. Em musicalibre.info está se procurando como incluir os dados da licença e dos serviços de certificação de autoria.

Essa informação incluída no arquivo é muito importante para os dispositivos de reprodução mp3’s. E é, além disso, um dos maiores motivos de queixa por parte de muitas pessoas.

<< Aspectos legais e licenças

>> Página de internet

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s