Promoção

Promoção

 

A principal vantagem da música livre é que sua difusão pode ser maior e, portanto, a promoção pode ser melhor. Isso não significa que colocar dez mp3’s na rede signifique que milhões de pessoas ao redor do mundo vão escutar você, ir às suas apresentações ou mesmo comprar seus discos.

Esse tipo de análise foi frequente antes que http://www.musicalibre.info fosse criado. Trata-se de uma página que reúne grupos copyleft. De fato, qualquer um pode subir suas canções na rede e se incluir como grupo. Dessa maneira, pode-se dar uma maior difusão a suas apresentações e notícias. Alguns projetos com o fim de promover alguns grupos, como uma coletânea, tiveram êxito notável, com mais de 5.000 downloads.

Grupos como LaMundial.net usam como nome seu próprio domínio na rede, de modo que quem o conhece tem fácil acesso à sua página.

As rádios livres ou comunitárias também podem ser um bom lugar de promoção, assim como os bares. Nestes últimos, é importante lembrar que tocar sua música não implica o pagamento a entidades de gestão como a SGAE. E, ainda que não deixem de pagar e a tocar somente a sua música, é possível convencê-los a tocar somente música livre. É interessante que cada vez que você deixe CDs em bares ou em rádios e uma nota explicando essas vantagens. Na coletânea de http://www.musicalibre.info, a seguinte nota era incluída:

“Nenhuma destas canções, nem do resto de canções que você pode encontrar em http://www.musicalibre.info, está registrada em nenhuma entidade de gestão (como a SGAE), assim, se você tocar esta música em um bar ou em qualquer evento, não é obrigado a pagar nenhum tipo de direito de autor”.

<< Página de internet

>> Venda e distribuição de CDs

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s