Algumas características do mundo da produção audiovisual

Percebemos que o mundo da produção audiovisual é objeto de profundas transformações. Algumas das mais importantes têm a ver com a proliferação de espaços criativos, possibilidades de projeção e novas redes de distribuição.

No entanto, não podemos esquecer que a realidade deste mundo ainda é dominada pela produção de filmes e televisão.

Isto significa que a imensa maioria das imagens a que temos acesso, quer seja em canais comerciais, por meio da internet ou através de cópia privada, funciona de acordo com os termos e restrições do Copyright. Como em outras áreas de produção, esses grandes produtores criaram seus próprios lobby’s que perseguem a pressão à aplicação do Copyright não só sobre as próprias obras, mas também a ferramentas que permitem sua cópia e distribuição. Na verdade, atualmente estão apostando na pressão sobre mídias, na censura de programas que impedem a cópia de DVD’s ou na aplicação de restrições técnicas sobre hardware (DRM’s).

O fato de que os grandes circuitos de produção, reprodução e projeção, e as entidades de gestão continuam baseando sua economia em todas estas formas de pagamento para a utilização ou visualização, é a handicap mais importante para a extensão do copyleft às produções visuais.

Mas além disso, está sendo elaborada uma nova realidade que não se posiciona claramente a favor do Copyright. Esta é um amplo espectro formado por criadores e criadoras, coletivos de produção, pequenas produtoras ou experiências concretas de comunicação (streamings, videoclipes, criações em 3D), movendo-se ainda de forma ambígua e que poderia ser receptiva às licenças livres.

Essas opções, assim como as obras Copyleft, estão a cada dia mais presentes nos materiais a que temos acesso, e a possibilidade de articular uma alternativa concreta e eficaz para garantir o livre uso dos mesmos e sua divulgação e circulação, está ainda a ser construído.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s